Cirurgia Ortognática
MANAUS - A cirurgia ortognática é uma técnica exercida pela especialidade de Cirurgia Buco Maxilo Facial que é utilizada com a finalidade de corrigir deformidades dento-esqueléticas que não são possíveis de ser realizadas somente com a técnica de ortodontia convencional.
Esta é uma técnica ortodôntico-cirúrgica, e tem como objetivo corrigir o posicionamento dentário e esquelético, devolvendo a oclusão dentária ("mordida"/ função mastigatória) correta, e a harmonia facial, e por esta razão é considerado um procedimento funcional e estético.
Cada caso clínico deve ser avaliado primeiramente por um cirurgião buco-maxilo-facial e/ ou por um ortodontista.
Dentre as principais principais indicações para a realização do procedimento incluem o prognatismo, como podemos ver na imagem hipotética da figura acima, em que ocorre um excesso ântero-posterior do osso mandibular, e após a cirurgia de recuo da mandíbula, é possível reestabelecer uma posição óssea mais adequada, e desta forma, obtém-se uma melhor oclusão dentátia.
Outra quadro comumente apresentado, é o retrognatismo (deficiência ântero- posterior do osso mandibular), como pode ser observado na imagem hipotética da figura abaixo, onde o osso mandibular está retro-posicionado. Nestes casos, é comum o paciente ter um estreitamento da via aérea superior, o que pode gerar dificuldade respiratória, ronco, ou até mesmo a síndrome da apnéia obstrutiva do sono, quadro em que o paciente apresenta repetidas interrupções e retomadas da respiração, mais comumente durante a noite. Após realizado o avanço mandibular, além do reestabelecimento da posição óssea adequada e da oclusão dentária, também é comum observar um aumento no volume da via aérea superior, melhorando o quadro respiratório.

Outras indicações incluem o Excesso vertical de maxila (quando ocorre a exposição excessiva de gengiva ao sorrir), Deficiência vertical da maxila (quando ocorre pouca exposição de gengiva ao sorrir), Deficiência horizontal da maxila (quando a maxila está em posição recuada), Laterognatismo (quando há desvio do mento ("queixo") e da mandíbula), Mentoplastia (quando há a necessidade de movimentar a posição do mento sem movimentar a oclusão dentária, Síndromes (Como a de Pierre Robin, Microssomias faciais, entre outras), Apnéia obstrutiva do sono, em Deficiências transversas da maxila (atresia maxilar), entre outras diversas indicações.