
Dr. Marcel Kimura
Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial

Áreas de Atuação

Dentes Inclusos
A presença de dentes inclusos no interior da mandíbla ou maxila, demanda muitas vezes, na necessidade de sua remoção. Este procedimento pode ser realizado em ambiente de consultório sob anestesia local.
A Cirurgia Ortognática é um procedimento cirúrgico que tem o objetivo de realizar a correção quando há algum tipo de alteração nas dimensões dos maxilares (maxila e mandíbula) que não é possível de ser corrigida apenas com a técnica ortodôntica convencional, possibilita que o paciente tenha uma oclusão dentária (mordida) adequada, uma face harmônica e em alguns casos, também há uma melhora no padrão respiratório.

Cistos e Tumores Odontogênicos
Os cistos e tumores odontogênicos são em sua maioria de característica benigna. Freqüentemente acometem a mandíbula e a maxila, podendo acometer também outros ossos da face. Podem provocar alterações estéticas e/ou funcionais, causando reabsorções ósseas.
Quando estão presentes, há a necessidade de que se estabeleça um diagnóstico definitivo e um tratamento eficaz.

Reconstruções dos Ossos da Face e Maxilares
Quando há de feitos nos ossos da face e/ou maxilares (maxila ou mandíbula) há a necessidade de recontrução. Em sua maioria, as reconstruções beneficiam a estética e principalmente a função. Os exemplos mais claros são as reconstruções com a finalidade de instalação de implantes dentários, que são realizados quando o paciente não possui quantodade (em altura e/ou espessura) de osso para a inserção do implante. Para as reconstruções podem ser utilizados os enxertos ósseos (livres ou microvascularizados) ou mais recentemente, técnicas com utilização da proteína morfogenética rhBMP-2, obtendo-se um procedimento cirúrgico menos invasivo, já que com esta técnica não há a necessidade de uma região doadora (segundo sítio cirúrgico).

Implantes Dentários
Os implantes dentários são a forma mais eficaz de substituir uma ausência dentária, devolvendo a função e a estética, e promovendo a reabilitação do paciente.

Trauma de Face
Acidentes de trânsito, esportivos, agressões físicas e quedas, são os principais responsáveis por fraturas na face. As regiões frequentemente acometidas são geralmente a mandíbula, maxila, osso zigomático, osso nasal e a órbita, resultando em alterações funcionais e estéticas severas na face. Nestes casos, há a necessidade de redução e fixação interna rígida por meio de placas e parafusos, que podem ser de titânio ou reabsorvíveis.

Cirurgia da ATM
Podem ser incidadas em diversas siruações como em anquiloses das ATM´s (Articulações Temporomandibulares), ou no tratamento de doenças articulares que não foram tratadas com sucesso pelo tratamento conservador (não cirúrgico). A artroscopia é uma das modalidades de tratamento para os distúrbios intra-articulares, e tem a vantagem de ser uma procedimento em que não há a necessidade de un acesso cirúrgico, e consequentemente, não há a formação de uma cicatriz

Infecções Odontogênicas
As infecções odontogênicas são causadas por microorganismos como bactérias, vírus, fungos, e se iniciam na região maxilo-facial. Depende de alguns fatores como a virulência do microorganismo, da anatomia local e do hospedeiro (quando ficamos com baixa imunidade). Por vezes, este tipo de infecção pode ser, inclusive, potencialmente letal, demandando intervenção clínica e cirúrgica imediata.